Senac dá início às aulas de capacitação para usuários dos CRAS

14 de Março de 2017

O Senac Amazonas iniciou a oferta de cursos de capacitação profissional  para o público dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria Municipal da Mulher Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

A solenidade acadêmica foi realizada no último sábado (11), no Parque Municipal do Idoso, em Manaus. Participaram da abertura representantes do Senac AM, incluindo gerentes dos Centros de Educação Profissionais e professores, o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel, e os alunos contemplados pelo programa.

A parceria tem o intuito de capacitar a população de baixa renda referenciada por oito CRAS, oferecendo cursos de qualidade, com fáceis oportunidades emprego e renda. O objetivo da ação é inserir rapidamente os alunos no mercado de trabalho.

“As carretas de beleza, informática, turismo e hospitalidade do Senac são modernas e equipadas. Além disso os profissionais são capacitados, dessa forma, vamos oferecer um ensino de qualidade onde as pessoas terão oportunidade de fácil empregabilidade e fácil geração de renda”, destacou Tânia Melo, Gerente do Centro de Educação Profissional José Tadros, Senac Cidade Nova.

Segundo o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel, a parceria das duas instituições é de grande importância para o público de baixa renda. “O desemprego é a maior chaga da crise econômica que vivemos no Brasil. A secretaria trabalha com uma clientela de famílias vulneráveis, e essas pessoas têm dificuldade de acesso à qualificação, então, quando nós oportunizamos essa parceria, nós abrimos uma porta para a cidadania dessas famílias”.

No total, 60 vagas foram ofertadas para os cursos de manicure e pedicure, cabeleireiro assistente, salgadeiro, atendente de lanchonete e informática dos CRAS da Alvorada I e III, Redenção, União, Cachoeirinha, Crespo, Betânia e Japiim.

As aulas serão ministradas nas unidades móveis do Senac, as primeiras turmas iniciaram as atividades dia 13 de março. As carretas estão situadas no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Parque 10 de Novembro. Há ainda uma unidade móvel de informática na Lagoa do Japiim, na Av. General Rodrigo Otávio, onde as aulas terão início a partir do dia 20 de março.

Durante a aula magna os alunos tiveram a oportunidade de conferir a palestra motivacional sobre Empreendedorismo e Mercado de trabalho, ministrada pelo consultor de negócios do Senac, João Paulo Queiroz. “Um bom currículo faz toda a diferença, mas a motivação no trabalho também tem seu importante papel”, explicou.

Unidades Itinerantes

As Carretas-escolas do Senac são unidades móveis totalmente adaptadas e capazes de atender as demandas dos segmentos de Turismo e Hospitalidade, Beleza e Informática, com equipamentos e infraestrutura necessárias à realização de cursos de educação profissional com o mesmo padrão de qualidade das unidades fixas.

O diferencial das Carretas, enquanto recurso de educação itinerante, é que podem atender na capital Manaus, com projetos diferenciados, estimulando as comunidades mais distantes da cidade a participarem das ações de inclusão social.

 

*Foto: Prefeitura de Manaus