Notícias Detalhes

  • 10/08/2018

Estandes do Senac são sucesso no Enchefs Amazonas 2018

  • 10/08/2018

Encontro exalta culinária regional no Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Um com livros de culinária e gastronomia e o outro com doces deliciosos produzidos por alunas de Gastronomia. Os dois estandes do Senac Amazonas ganharam o público do ‘Enchefs Amazonas 2018’, que ocorre até esta sexta-feira (10), no Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus. 

Derivado do Encontro Nacional dos Chefs de Cozinha do Brasil, a edição regional do Enchefs reúne 20 estandes com produtos regionais da culinária e artesanatos indígenas. A programação conta ainda com palestras, oficinas indígenas e oficinas de gastronomia ministradas por profissionais do segmento.

Conforme as organizadoras Dilsy Duarte e Debora Valente, o encontro deste ano é especial pois exalta a cultura dos povos indígenas e destaca sua importância no cenário gastronômico regional. Para elas, o evento é uma oportunidade dos amantes da gastronomia conhecerem mais sobre as delícias amazônicas.

"As pessoas terão a oportunidade de conhecer, por exemplo, mais sobre as plantas alimentícias não convencionais. São nutritivas e vão ter o mesmo resultado de um bistrô francês, as vezes nem precisa pagar, pode ter no quintal, no sítio. A dieta amazônica também entra em pauta”, disse Debora. 

Para a diretora acadêmica da Faculdade de Tecnologia do Senac AM (Fatese), Karla Bessa, a participação dos alunos e professores no Enchefs promove interação com a sociedade e troca de boas experiências.

"Para o Senac que trabalha no segmento de gastronomia é fundamental participar desses eventos. Estamos com dois estandes, um com livros da editora Senac e o outro das alunas de gastronomia que divulgam o negócio delas que surgiu dentro da disciplina de empreendedorismo. É importante porque promove interação com a sociedade e com o mundo da gastronomia na região”, destaca. 

Gastronomia Sustentável

Na quinta-feira (9), os visitantes do Enchefs Amazonas prestigiaram a palestra “A importância da sustentabilidade na gastronomia” ministrada pelo professor do Senac e chef de cozinha, Michel Brito. Segundo ele, a temática tem sido discutida amplamente e vem ganhando força no mercado nacional.

"As pessoas têm se preocupado muito com a preservação do meio ambiente e em alguns empresários e chefs, até em nível mundial, já se percebe um movimento nesse sentido de trabalhar com a cozinha mais sustentável, valorizando ingredientes locais e as comunidades de cada região, gerando, assim, benefício cultural e social”, enfatiza. 

Prêmio Dolmã

De acordo com a representante do Enchefs Brasil, Ingrid Abs, os encontros regionais como o do Amazonas ocorrem em 20 estados brasileiros e antecedem o encontro nacional, onde ocorre a entrega do prêmio ‘Dolmã’, honraria dada aos profissionais de destaque. O evento nacional será realizado entre os dias 4 e 7 de dezembro, em Goiás. 

Assessoria de Comunicação
Sistema Fecomércio, Sesc e Senac AM